Má gestão baixa portas de Museu da Gulag

Milhões de prisioneiros passaram por gulags desde a década de 1930 até o fim da União Soviética Foto: Lori / Legion Media

Milhões de prisioneiros passaram por gulags desde a década de 1930 até o fim da União Soviética Foto: Lori / Legion Media

Troca de diretoria e dificuldade de comunicação levou ONG a retirar das exposições material de arquivo de sua propriedade.

Na Rússia central, a 1.500 km de Moscou, a cidade de Perm tem se destacado no ramo das artes, atraindo diversos curadores de renome e centros culturais. Assim, não surpreende que o único campo de trabalhos forçados preservado no país tenha sido transformado em um museu ali em 1996, dedicado a preservar a infeliz história das gulags.

Agora, porém, cortes de verbas provocaram o fechamento do museu, também conhecido como Memorial da Repressão Política “Perm-36”.

O memorial abrangia todo o enorme território da ex-colônia penal de Perm, onde, a partir de 1946, os condenados por “crimes de Estado graves” cumpriam suas sentenças. 

“Enquanto existiu, o museu foi um exemplo de cooperação bem sucedida entre o governo e as organizações sociais privadas”, diz a Comissária para os Direitos Humanos em Perm, Tatiana Margolina. 

Fundado pela organização de direitos humanos Memorial, o museu ganhou fama no país com a criação do festival anual Pilorama, que reunia músicos, artistas, atores e ativistas de direitos humanos de todo o país.

Mudanças políticas 

A recente repaginação de Perm e sua transformação em “cidade das artes” têm sido atribuídas ao ex-governador Oleg Tchirkunov. Sob sua liderança, foram criados diversos festivais na região, e as artes obtinham recursos generosos do governo. 

Mas, Tchirkunov foi substituído por Víktor Basarguin em 2012, e os projetos culturais e educacionais começaram a passar para segundo plano. O Pilorama teve sua verba cortada e deixou de existir, como acontece agora com o museu. 
Neste ano, os antigos gestores do museu, Víktor Chmirov e Tatiana Kúrsina, foram demitidos. Em julho passado, após uma série de tentativas frustradas para restaurar a cooperação entre o governo regional e as ONGs, a organização Perm-36, que concede o material de arquivo em exposição ali, anunciou oficialmente o encerramento da parceria. Agora, a ONG se prepara para recolher todo seu material, ou seja, todas as coleções do museu.

A administração local, porém, declara que o museu continuará a funcionar. “Serão criadas exposições sobre a história da gulag na União Soviética e no Território de Perm”, diz Serguêi Malenko, diretor do Departamento de Programas Civis e Especiais do governo do Território de Perm.

Mas Arsêni Roguínski, presidente do conselho da Sociedade Internacional Memorial e um dos fundadores do museu, não esconde sua insatisfação. 

“O governo do Território de Perm acusa nossa organização sem fins lucrativos de importuná-los por dinheiro. Isso é um disparate. Foi o Estado quem decidiu assumir o controle sobre as organizações públicas, especialmente em uma área tão delicada como a história do país”, diz Roguínski.

Milhões de prisioneiros passaram por gulags desde a década de 1930 até o fim da União Soviética. O termo “gulag”, que em russo é a abreviatura de Administração Geral dos Campos e Colônias de Trabalho Correcional, foi apresentado ao mundo ocidental pelo vencedor do Prêmio Nobel, Aleksandr Soljenítsin. Seu livro “O Arquipélago Gulag”, de 1973, comparava os campos a um grupo de ilhas espalhadas pelo vasto e isolado interior da URSS.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies