Músicos indígenas em Moscou apresentam aos russos melodias da América Latina

A apresentação junto à estação de metrô Partizanskaia tradicionalmente reúne muitos espectadores Foto: Kirill Kalínnikov/RIA Nóvosti

A apresentação junto à estação de metrô Partizanskaia tradicionalmente reúne muitos espectadores Foto: Kirill Kalínnikov/RIA Nóvosti

A capital russa reúne cerca de 50 conjuntos latino-americanos, que tocam suas canções típicas pelas ruas da cidade durante o verão ,

Todo verão em Moscou é possível ver índios em trajes típicos tocando música folclórica e vendendo souvenires nas ruas. Ao todo, mais de 50 conjuntos formados por indígenas trabalham nas ruas da cidade durante essa temporada. Os integrantes do grupo equatoriano Camuendo Wuambrakuna contaram como é a vida dos índios nas cidades russas, falaram sobre o amor dos moscovitas pela arte quéchua e explicaram também porque é mais confortável trabalhar na Rússia do que na Europa.

Um caso de amor com a música equatoriana

A apresentação junto à estação de metrô Partizanskaia tradicionalmente reúne muitos espectadores. Alguns param no caminho para o parque, outros no caminho para o hotel, e entre os espectadores há moradores locais que já passaram a gostar da melodiosa música indígena. Enquanto os artistas se apresentam, converso com a jovem russa Iúlia, única integrante do grupo que fala russo.

"Na verdade, eu não me apresento, mas simplesmente acompanho a turma. Nenhum deles fala russo, por isso eu resolvo todas as questões do cotidiano, ajudo a se comunicar em uma loja e a se orientar nos meios de transporte. Apesar de que, depois de viverem três anos na Rússia, eles estão perfeitamente adaptados a tudo e podem ficar sem a minha ajuda".

Os primeiros músicos indígenas surgiram em Moscou em 2010, e após a revogação do regime de vistos em 2012 o seu número aumentou drasticamente. Praticamente todos os artistas equatorianos são originários de Otavalo - capital do artesanato e da música tradicional equatoriana, que fica 80 km ao norte de Quito. A população nativa de Otavalo é representada pelos descendentes dos incas, o que torna a sua cultura interessante não só para os turistas que visitam o Equador, mas também para os habitantes de outros países do mundo.

De acordo com Iúlia, o público russo costuma compreender o sentido geral das canções e sente empatia por seus personagens. "Basicamente, as canções são executadas na língua quéchua (ou quíchua), algumas em espanhol. Os músicos cantam sobre a vida, o amor, o trabalho e problemas humanos. São temas próximos a todos, não é difícil entendê-los. Além disso, a música é muito melodiosa e mágica, ela não pode deixar de tocar as pessoas", diz a jovem. “No entanto, às vezes, é difícil trabalhar na Rússia por causa das pessoas embriagadas, que distraem muito durante a apresentação. Além disso, acontece de as pessoas simplesmente gritarem: ‘Vão embora daqui! Vocês estão atrapalhando’, mas isso acontece raramente. Eu não entendo como é possível não gostar dessa música", comenta ela.

Iúlia conta a incrível história de como conheceu essa cultura. Enquanto trabalhava em uma editora em Moscou, ela começou a aprender o idioma espanhol e alguns meses mais tarde, por acaso, conheceu um grupo de artistas do Equador. Há três anos ela vive com um dos músicos e acompanha o grupo em todas as apresentações. "Eu nunca pensei que ficaria percorrendo Moscou e outras cidades com um grupo de músicos e que permaneceria o dia todo em pé, no sol, ouvindo a sua música. Eu já escuto essa música há três anos: no notebook, no telefone, no carro e até agora não enjoei dela”, diz a jovem.

Três anos na Rússia

Após o término da apresentação, eu finalmente consegui conversar com um dos artistas, Luís Humberto Santillán, 29, natural de Otavalo.

"O nosso grupo chama-se Camuendo Wuambrakuna, que significa "A turma de Camuendo". A nossa proposta é que durante as apresentações o público venha a conhecer a música étnica original dos indígenas nativos da América Latina, se junte a sua cultura e adquira os tradicionais suvenires artesanais. Em nossas canções, contamos sobre o que nos rodeia e emociona. Ninguém ensina isso – eu simplesmente peguei o instrumento nas mãos e a música fluiu por si só. No Equador, há muitas pessoas que vendem suvenires para turistas, roupas e enfeites. Aqueles que vão embora viajam por diferentes países, observam o mundo, falam sobre o Equador. Antes de conhecer a Rússia, o nosso grupo esteve em vários países da Europa – na Alemanha, na Itália. Já estou aqui há três anos e me acostumei bastante à Rússia, eu gosto daqui e gostaria de ficar vivendo aqui", conta ele.

Luís Humberto permanece em silêncio por um tempo quando lhe pergunto do que exatamente ele gosta na Rússia e depois conta uma parábola indígena. Provavelmente, essa é a sua resposta:

“Certa vez, há muito tempo, um velho índio disse ao seu neto: ‘Dentro de cada pessoa há uma luta entre dois lobos. Um lobo é o Mal: raiva, inveja, ganância, arrogância, orgulho, autopiedade, mentira, ofensas, egoísmo. O outro lobo é o Bem: paz, amor, esperança, serenidade, humildade, bondade, generosidade, honestidade, compaixão, lealdade’. O pequeno índio, profundamente tocado pelas palavras de seu avô, refletiu por alguns segundos e, em seguida, perguntou: ‘E qual lobo irá vencer?’. A resposta do velho índio foi simples: ‘Sempre vence o lobo que você está alimentando’”, conclui. 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies