Museu Hermitage ganha dois aplicativos para smartphones

Aplicativo permite salvar imagens preferidas e criar coleção virtual Foto: Press Photo

Aplicativo permite salvar imagens preferidas e criar coleção virtual Foto: Press Photo

Para facilitar o passeio dos visitantes pelas inúmeras salas do museu de São Petersburgo, cuja coleção é composta por mais de 3 milhões de obras, administração criou duas ferramentas on-line: “Museu Hermitage” e “Audioguia pelo Hermitage”.

O recém-lançado aplicativo “Hermitage Museum” (“Museu Hermitage”) permite a seus usuários acessar notícias sobre o espaço e agenda de exposições, assim como salvar imagens e criar coleções com suas obras preferidas.

O aplicativo também ajuda os visitantes de São Petersburgo a chegar até o museu de qualquer ponto da cidade, oferece um guia interativo pelas inúmeras salas do Hermitage e informa sobre o seu horário de funcionamento.

“Os nossos próximos planos incluem a integração da tecnologia de download automático do conteúdo de acordo com a localização do smartphone do usuário dentro do museu", disse Maria Seklikova, analista do departamento de tecnologia do Museu Hermitage, em entrevista à Gazeta Russa

“No momento, não temos todos os recursos necessários para a realização da presente função devido à espessura das paredes do Hermitage que não permitem a penetração do sinal GPS, mas já estamos resolvendo esse problema”, acrescenta. Essa tecnologia já é usada na cidade-museu e parque nacional de Peterhof, próximo ao São Petersburgo.


Hermitage é o maior dos museus russos com um dos mais acelerados ritmos de crescimento no país Foto: RIA Nóvosti

Na loja virtual do “Hermitage Museum” estão disponíveis serviços e itens tanto gratuitos, como pagos, cujos preços variam de 0,9 a 3,7 dólares. Ali é possível acessar excursões virtuais, cursos, livros eletrônicos (em russo e inglês) dedicados a Rembrandt, Egito Antigo e contos bíblicos, entre outros temas.

O aplicativo é gratuito e compatível com os sistemas operacionais iOs e Android. Os usuários de iPad e iPhone podem baixá-lo pelo seguinte endereço clicando aqui. https://itunes.apple.com/ru/app/muzej-ermitaz/id498954947?mt=8.

Guia pessoal

“Hermitage ID Audioguide” (“Audioguia pelo Hermitage”), o segundo aplicativo para os visitantes do museu, foi criado especialmente para iPhone (clique aqui para baixa-lo gratuitamente) https://itunes.apple.com/ru/app/hermitage-museum/id880561085) com o intuito de substituir os guias humanos.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas em inglês e russo. “A partir do final do ano, pretendemos acrescentar outras línguas, como chinês e outros idiomas orientais, assim como aumentar o número de objetos e excursões cadastrados no banco de dados”, diz Maria Seklikova, analista do departamento de tecnologia do Museu Hermitage.

No momento, o aplicativo está funcionando em modo de teste, pois ainda não foi possível inserir os três milhões de itens das exposições no mapa interativo. As excursões já disponíveis no programa variam de 6,5 e 9,4 dólares. 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies