Teatro infantil das sombras de Moscou busca novos horizontes

O teatro de sombras chegou à Europa em 1767, trazido da China por missionários franceses Foto: Aleksandr Savéliev

O teatro de sombras chegou à Europa em 1767, trazido da China por missionários franceses Foto: Aleksandr Savéliev

Espetáculo mais recente está ainda na fase de ensaio, "Sherlock", baseado em três romances de Arthur Conan Doyle, e busca atrair também o público adulto.

Há cerca de duas centenas de teatros em Moscou. Além dos típicos de drama e de música, há também o teatro das sombras, que existe desde 1944."Você quer ver as sombras? Elas estão no depósito."

Com essa pergunta me intrigaram quando fui ao Teatro Infantil de Sombras em Moscou. Como o prédio está em obras, o teatro aluga um armazém na zona industrial de Moscou para “guardar” as sombras.

O teatro de sombras é uma arte oriental. Apareceu na China durante a dinastia de Han, duzentos anos antes de Cristo. Há uma bonita lenda de acordo com a qual o Imperador Wu de Han sofreu muito após a morte de sua amada e ordenou em sua homenagem fazer uma boneca plana de couro de burro e tecido colorido. O imperador não se atreveu a fazer da boneca uma cópia da mulher morta, aparentemente por razões religiosas, mas a sombra da mulher apareceu  atrás da tela de seda.

Foto: Press Photo

O teatro de sombras chegou à Europa em 1767, trazido da China por missionários franceses. Na Rússia, essa arte apareceu apenas no final do século 19 .

Pirata no reino das sombras 

O teatro de sombras de Moscou existe desde 1944. Em 1960, um novo diretor artístico, Emil Mae, trouxe mais uma técnica: bonecas "com volume" (não  planas) na tela. Com essa técnica combinada, em 1963, o teatro representou a  famosa peça "Médico Aibolit", de Cornei Chukovski.

Foto: Press Photo

Dizer apenas que esse conto era popular na União Soviética não é suficiente. A história de um médico que, ao lado de animais, foi para a África para salvar macacos de dores de garganta e febre escarlatina é um dos contos mais famosos daquela época. O vilão principal era muito famoso, um pirata que gostava de devorar crianças pequenas e atrapalhava a missão humanitária do médico. A representação do conto foi abençoada pelo patriarca da literatura infantil, Chukovski, que naquela época tinha quase 82 anos. Poucos anos depois, ele morreu. A representação teatral ainda existe, há mais de meio século.

Já o espetáculo mais recente está ainda na fase de ensaio, "Sherlock", baseado em três romances de Arthur Conan Doyle. Ele será representado ao público no início da próxima temporada.

Foto: Press Photo

"Precisamos atrair para o teatro os adolescentes e adultos”, diz a diretora, Margarita Modestova. “Até hoje, o nosso teatro é para os mais pequenos e esses espectadores, uma vez que atingem de 10 a 12 anos, param de nos visitar. É por isso que decidimos trazer o público adulto com a espetáculo de Sherlock Holmes."

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies