O gosto da literatura: receitas de Gógol e Tolstoi

Chefes e cozinheiros tentaram refazer antigas receitas usadas por escritores clássicos russos e seus personagens Foto: Maria Afónina

Chefes e cozinheiros tentaram refazer antigas receitas usadas por escritores clássicos russos e seus personagens Foto: Maria Afónina

Chefes e cozinheiros tentam refazer antigas receitas usadas por escritores clássicos russos e seus personagens.

É possível sentir o gosto da literatura? Uma exposição de livros sobre culinária intitulada "Alimento da alma", realizada recentemente no parque moscovita “Tsaritsino”, foi dedicada justamente a essa questão. Chefes e cozinheiros tentaram refazer antigas receitas usadas por escritores clássicos russos e seus personagens.

Pernil de cordeiro para Sobakevich

O escritor Nikolai Gógol gostava muito de comer, apesar de sofrer de dores no estômago. Em seu "Almas Mortas", ele descreve em detalhes o almoço do protagonista Chichikov, organizado pelo latifundiário Sobakevich.

"Chegando à mesa de entradas, o hóspede e o proprietário tomaram vodca, acompanhada de comida, conforme é costume em todas as cidades e aldeias da Rússia, com verduras em conserva e outros, ou seja, todos os tipos de picles e outras graças excitantes... 'Meu querido, esse ‘chi’ [sopa de repolho] de hoje é muito bom', disse Sobakevitch ao experimentar a sopa e servir um grande pedaço de 'niania', o famoso prato feito de estômago de cordeiro recheado com trigo-sarraceno, cérebro e pernas.'

'Pegue  o cordeiro', continuava ele a dizer a Chichikov. 'Essa é a paleta recheada com trigo-sarraceno! Este não é aquele prato de cordeiro que preparam para boiardos, que fica no mercado por quatro dias! Tudo isso é uma invenção dos médicos franceses e alemães. Inventaram  o regime de tratar por meio da fome! Eu os  mataria por isso! Eu, quando tenho porco, sirvo o porco inteiro; cordeiro, sirvo o cordeiro inteiro; ganso, o ganso inteiro!'".

Depois do cordeiro com trigo-sarraceno, servem “vatrouchka” [bolinho feito de queijo branco],e  “peru do tamanho de um bezerro, recheado com ovos, arroz e fígado”.

O estômago moderno mal aguentaria tal refeição, mas a receita de carneiro com trigo-sarraceno foi reconstituída. A vice-editora da revista culinária “Gastronom” e escritora de livros da área, Marianne Orlinkova, tentou preparar o prato sem o típico fogão russo:

"Em primeiro lugar, é preciso ferver o trigo-sarraceno em uma panela, tendo colocado sal antes. Adicionar cebola picadinha ao trigo-sarraceno, e tampar em seguida.  Levar a panela por uma hora ao forno, pré-aquecido a uma temperatura de 100 graus. Adicionar manteiga ao trigo-sarraceno, preferencialmente uma colher de manteiga derretida para cada xícara de cereal.

Pedaços de cordeiro e costela de cordeiro devem ser assados em uma panela sem óleo. É bom fazer vários cortes na parte gordurosa do carneiro. Acrescentar sal e pimenta a gosto. Adicionar o trigo e o suco que a carne solta ao carneiro."

Essa receita pode ser encontrada no “Almanaque de Gastronomia” de Inácio Radétski (1877), que estudou culinária na França e depois trabalhou como chefe de cozinha do Duque Maximiliano de Leuchtenberg, da nobreza de São Petersburgo, dos duques Paskevitch e Wittgenstein.

Em seu almanaque, Radétski coletou receitas de 30 jantares palaciano, que contabilizam 330 pratos variados, "caros e baratos", segundo o próprio.

Mas nem todo mundo podia comer carne de carneiro e peru no século 19 como os heróis de Gógol.

Na verdade, havia pouca carne, então, depois de abater e salgar animal, faziam-se com ele rolos ou salsichas, e apenas uma parte era ingerida imediatamente.

As pessoas se alimentavam principalmente de vegetais e diferentes tipos de cereal.

Festa de aniversário sem bolo?


Foto: Maria Afónina

Iúlia Vronskaia, outra convidada do evento, é autora do projeto “Bolo de Anque ou segredos da cozinha das grandes propriedades: Excursões Gastronômicas". O aplicativo gastronômico para iPhone traz as receitas de Sofia Tolstaia, esposa do conde Lev Tolstói, cardápios criados com base na literatura etc. 

Vronskaia recomenda o bolo de Anque, feito a partir da receita de Sofia. A receita foi indicada a Tolstói  por seu médico de família, Nikolai Anque. 

Dize-se que todas as celebrações na família Tolstói eram um tour gastronômico. O bolo era um dos principais elementos da vida familiar. A receita vem a seguir:

Recheio:

Misturar um terço de manteiga com dois ovos e meia libra de açúcar; misturar a casca de dois limões e o suco de três limões. Ferver até tomar a consistência de mel.

Voronskaia diz que, apesar de ter um livro de receitas, Sofia Tolstaia não cozinhava muito. Diz-se até que Sofia cozinhava somente quando seu cozinheiro ficava bêbado. 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies