Gravadora soviética 'Melódia' comemora 50º aniversário

Melódia era também a grande exportadora de discos de músicos soviéticos Foto: ITAR-TASS

Melódia era também a grande exportadora de discos de músicos soviéticos Foto: ITAR-TASS

Estúdio lançou discos dos Beatles, Rolling Stones e outras estrelas da música ocidental durante a URSS.

É comum acreditar que na União Soviética não existia o conceito de direitos autorais. Mas não era bem assim. O conceito foi introduzido na legislação soviética ainda em 1925, quando as normas de direitos autorais foram fixadas, e, em 1973, a União Soviética aderiu parcialmente à Convenção Universal do Direito de Autor.

Isso permitiu à maior gravadora da URSS, Melódia, a dispor de material importado. Por exemplo, canções dos The Beatles apareciam em diversos álbuns da empresa, embora o nome do grupo não fosse indicado ou aparecesse distorcido.

Em 1987, a Melódia lançou a coletânea “Arquivos do Rock”, que mais tarde virou “Arquivos da Música Pop”, com músicas de artistas pop e rock anglo-americano dos anos 1950-70. Nessa série entraram gravações de Elton John, Doors, Rolling Stones, Stevie Wonder e Elvis Presley, entre outros.

A Melódia não havia comprado o direito de executar essas gravações, mas por ter assinado parcialmente a convenção, a gravadora não tinha que pagar aos autores estrangeiros pelas obras lançadas no exterior antes de 1973.

Exportação soviética

A Melódia era também a grande exportadora de discos de músicos soviéticos. Inicialmente, os seus interesses no mercado internacional eram representados pela Associação Mejdunaródnaia Kniga.

Em 1965, a empresa alemã Ariola-Eurodisk assinou um contrato com a Melódia para a venda de discos de música clássica no território da República Federal Alemã. No ano seguinte, também os norte-americanos da Capitol assinaram um contrato com a empresa soviética. A Capitol pretendia, em associação com a Melódia, lançar 300 milhões de discos de vinil de música clássica em quatro anos. O sucesso foi enorme, e as gravações da Melódia receberam um disco de ouro nos EUA.

Em 1970, a Melódia já comercializava a sua produção em mais de 60 países. O seu principal produto de exportação ainda era música clássica. A empresa venceu mais do que uma vez o prêmio internacional independente no campo da música clássica, o ICMA. As últimas vezes foram no ano passado, pela melhor gravação histórica com o lançamento do CD “As Estações Russas”, de Igor Stravinsky, e neste ano, devido ao seu 50º aniversário.

Recordes a la Beatles

Em 1988, Paul McCartney gravou na Melódia o álbum “Back in the USSR”. O álbum foi lançado apenas na União Soviética, o que aumentou o interesse dos fãs e a agitação em torno do disco.

O próprio McCartney afirmou que queria “virar a situação de cabeça para baixo”, já que os soviéticos amantes da música não tinham a possibilidade de comprar discos de seus músicos favoritos e se viam obrigados a gravá-los ilegalmente.

No entanto, os fãs ocidentais do cantor não sofreram por muito tempo. Em 1991, a URSS deixou de existir, e o álbum foi relançado para o mundo inteiro.

O disco era uma seleção de músicas da década de 1950 que McCartney gostava na juventude – sucessos de Duke Ellington, Little Richard, Eddie Cochran e outros. O álbum “Back in the USSR” também colecionou recordes: teve a maior tiragem entre os lançamentos de cantores estrangeiros (mais de 500 mil cópias), chegou a ser o disco mais caro do mundo (os colecionares estavam dispostos a pagar entre US$ 150 e 200) e foi o produto de maior exportação da Melódia.

Análogo do Grammy

Em 1981, foi criado na URSS o prêmio honorário “Disco de Ouro”, que se tornou um equivalente ao Grammy norte-americano. A principal diferença em relação ao análogo ocidental eram os princípios de escolha – no caso do Disco de Ouro, o sucesso comercial do disco tinha menos peso para a atribuição do prêmio.

O prêmio não se dividia em várias nomeações e era concedido anualmente. O primeiro vencedor do prêmio foi o Museu Central Lenin, pela série de “Leniniana Gravada”. O Disco de Ouro chegou a ser entregue ao pianista Sviatoslav Richter, ao maestro Guennádi Rojdestvenski e ao grupo do Teatro Bolshoi. O único estrangeiro a receber o prêmio foi Paul McCartney, pelo já mencionado “Back in the USSR”.

 

Publicado originalmente pela Gazeta.ru

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies