Filme sobre mercado de TI russo estreia em Moscou

A quarta-feira (3) marcou o lançamento oficial do filme russo “O Startup”, que conta a história de criação das maiores empresas de informática da Rússia, como ABBYY, Kaspersky, Yandex e Apps4all.

“O Startup” é o primeiro filme de produtores russos inspirado pelas conquistas dos fundadores das maiores empresas de informática da Rússia, como ABBYY, Kaspersky, Yandex e Apps4all, que narra o processo de surgimento do mercado de TI no país.

"A ideia foi inspirada na história do portal de busca Yandex, um dos melhores exemplos de empreendedorismo russo que conseguiu se transformar numa corporação internacional. A oferta inicial pública de ações, realizada pela empresa há alguns anos, tornou-a um destaque tanto no mercado nacional, quanto no exterior", conta Irina Smolko, produtora do projeto.

"Tivemos que decidir se falaríamos apenas do Yandex ou abordaríamos assuntos gerais referentes ao mercado russo de tecnologia de informação. Escolhemos a segunda opção", acrescenta.

Anos 1990

A trama se desenvolve na década de 1990, época de formação da atitude empreendedora no território russo, em torno de dois amigos: o estudante de matemática Boris e o seu parceiro Vsevolod, que levam adiante a ideia de criar um projeto na área de informática.

Fonte: YouTube

Seguindo o exemplo de filmes anteriores como “A Rede Social” e “Jobs”, a obra fala dos problemas enfrentados pelos jovens no caminho para o sucesso e a riqueza, tais como a falta de tempo para a família. No entanto, o fascinante enredo do filme é apenas uma maneira de demonstrar as perspectivas e as dificuldades das empresas de informática no mercado do país.

Ao longo da preparação para as gravações, o diretor e a produtora do filme realizaram uma pesquisa completa, ministrando entrevistas com os principais empreendedores russos da indústria de TI.

Ao longo do filme, os protagonistas apresentam soluções para os problemas iniciais a serem resolvidos pelos empresários, tais como a falta de recursos financeiros para a aquisição dos equipamentos (negociações com os investidores potenciais), a receita pequena, as brigas familiares e os conflitos entre os sócios por motivos financeiros (acontece com todo mundo) e, finalmente, a oferta pública inicial.

Versão educativa

Além do longa metragem, o filme ganhou uma versão educativa adaptada para a instrução de adolescentes. Na opinião dos especialistas do Centro do Desenvolvimento Inovativo de Moscou, o projeto oferece uma ótima metodologia para estimular o surgimento de novos negócios a serem abertos por jovens, assim como é uma ótima forma de compartilhar os princípios básicos do processo de fundação de uma empresa à moda russa.

Segundo  boatos, Michael Barker, fundador da produtora Sony Pictures Classics, será responsável pela divulgação da película nos Estados Unidos.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies