Cinema do realismo socialista chega ao Brasil em DVD

São filmes plasticamente bonitos, nos quais a propaganda do regime [socialista] é apenas um fermento Foto: kinopoisk.ru

São filmes plasticamente bonitos, nos quais a propaganda do regime [socialista] é apenas um fermento Foto: kinopoisk.ru

Série de 14 filmes soviéticos da Mosfilm será lançada nesta sexta (4) pelo CPC-Umes e inclui grandes diretores como Mikhail Romm.

O CPC-Umes (Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo) fez um acordo de licenciamento de 14 filmes com o Estúdio Cinematográfico Mosfilm para lançamento em DVD da série "Cinema Soviético”.

O contrato inclui a divulgação de obras dos anos 1930 a 1950, pouco conhecidas no Brasil. Os primeiros DVDs serão lançados em cerimônia no dia 4 de abril, às 20h30, na sede da Umes (Rua Rui Barbosa, 323, Bela Vista – SP).

Nessa data, serão lançados o épico "Lênin em Outubro" (Mikhail Romm, 1937) e a comédia musical "Volga-Volga" (Grigóri Aleksandrov, 1938).  Cada DVD custará R$ 20,00.

A lista completa dos 14 filmes, que a Umes ainda prefere manter em segredo, será lançada até o final do ano. Os próximos lançamentos serão "Circus"  (Grigóri Aleksandrov, 1936), "Os Tratoristas"  (Ivan Piriev, 1939) e "A Mãe"  (Gleb Panfilov, 1989).

Além desses, também fazem parte da lista filmes dirigidos por Chukhrai, Kalatozov, Pudóvkin,  Chiaureli, e Ózerov.

Material inédito

O acordo com o estúdio russo garante acesso a matrizes originais ou restauradas de um material praticamente inédito nas televisões, videolocadoras, cinemas e cineclubes do país.

“Existem cópias em película de alguns filmes russos dos anos 1930 na Cinemateca, mas a maioria não tem legenda, então não circula”, disse à Gazeta Russa Eduardo Morettin, professor de História do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da USP e conselheiro da Cinemateca Brasileira.

Comédia musical "Volga-Volga" Foto: kinopoisk.ru

Outro aspecto que contribuiu para o ineditismo foram as circunstâncias políticas vividas por Brasil e Rússia a partir de 1930. Paolo Gregori, professor da Academia Internacional de Cinema, lembra que, a partir de 1964, o regime militar no Brasil proibiu durante anos a exibição desses filmes.

“Uma das raras chances que tivemos para ver as obras de alguns diretores como Piriev, Kalazatov e Ózerov, foi pelo acesso ao acervo da Soveksportfilm, no escritório em São Paulo. Fora isso, muito pouco”, diz Gregori.

“São filmes plasticamente bonitos, nos quais a propaganda do regime [socialista] é apenas um fermento, [pois] Aleksandrov, Romm, Chukhrai e Kalazatov eram, antes de mais nada, artistas que, alinhados ou não a Stálin, queriam fazer seus filmes”, completa.

Hoje, a situação política é mais favorável ao intercâmbio cinematográfico. “Os Brics e toda uma situação internacional tornam interessante divulgar a produção russa aqui neste momento”, diz Susana Lischinsky, jornalista e tradutora, que participou do processo de licenciamento dos filmes.

Cinema dos anos 1920

As experimentações das duas primeiras décadas do século 20 asseguraram que a grandiosidade do cinema russo. Nesse período, Eisenstein ficou mundialmente conhecido e fez sucesso com um cinema sem heróis individuais, deixando que as massas ocupassem as telas.

Neide Jallageas, pesquisadora de arte e cinema russos e editora da publicação virtual Cadernos de Pesquisa Kinoruss, recorda que o legado teórico de cineastas russos dessa época, como Eisenstein, Pudóvkin e Kuleshov, beneficiou as gerações das décadas seguintes e ainda constitui importante fonte de consulta para estudiosos e realizadores.

O realismo socialista nos anos 1930 

Com a consolidação do stalinismo nos anos 1930, o realismo socialista se impôs como um estilo que pautou as produções cinematográficas, mas, em muitos países, gerou um certo desinteresse técnico e político pela sua circulação.

“A partir de 1932, o realismo socialista se tornou o cânon da produção artística na União Soviética e, desde então, os filmes tiveram de obedecer a esse modelo e o caráter de experimentação, que era mais presente na produção russa/soviética dos anos 1920, vai se perdendo”, explica Eduardo Morettin.

“Esses filmes têm uma dimensão ficcional, mas, por conta da preocupação com o registro de iniciativas ligadas ao governo - o processo de coletivização dos campos, a introdução de máquinas na agricultura -, acabam tendo essa relação com o momento imediato”, acrescenta.

Morettin nega, no entanto, um mero caráter documental. “São obras de arte; Pudóvkin, que circulava na Europa dos anos 1930 e 1940, foi muito importante porque sua produção está nas raízes do neorrealismo italiano”, lembra o professor.

“Mesmo sob a batuta dos burocratas, alguns cineastas conseguiam mostrar bons indícios do que seriam capazes de realizar se tivessem liberdade”, concorda Jallageas.

Lançamento da série “Cinema Soviético”

04/04, sex., às 20h30

Teatro Denoy de Oliveira

R. Rui Barbosa, 323, Bela Vista, São Paulo-SP

Tel.: 11 3289-7475

 

DVDs

"Lenin Em Outubro" (1937)

Direção: Mikhail Romm (1901-1971)

Com: Boris Shchukin, Nikolai Okhlopkov. Yelena Shatrova, Vasili Vanin, URSS, 108 min.

Sinopse: Em 1917, unidades militares se rebelam contra o governo Kerenski, unindo-se a operários e camponeses, que desejam a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial. Lenin chega a Petrogrado e derrota as resistências no Comitê Central para deflagrar a insurreição.

"Volga-Volga" (1938)

Direção: Grigori Aleksandrov (1903-1983)

Com: Lyubov Orlova e Igor Ilyinsky, URSS, 104 min.

Sinopse: O musical retrata dois grupos rivais de artistas amadores, um erudito e outro popular. Eles deixam a aldeia e vão a Moscou, a fim de participar de um concurso de talentos. A maior parte da ação se passa em um barco a vapor que viaja pelo rio Volga.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies