Kurt Cobain vive no coração dos rebeldes

Desde 1997, festival reúne anualmente fãs e covers do vocalista do Nirvana Foto: kinopoisk.ru

Desde 1997, festival reúne anualmente fãs e covers do vocalista do Nirvana Foto: kinopoisk.ru

Evento dedicado a um dos precursores do grunge reúne legião de fãs em Moscou dispostos a reviver anos 1990.

A letra “here we are now, entertain us” (“aqui estamos nós agora, entretenha-nos”), do hit “Smells Like Teen Spirit”, da banda Nirvana, costuma ser erroneamente entendida como “here we are now, imitators” (“aqui estamos nós agora, imitadores”), mesmo quando cantada pelo já falecido vocalista Kurt Cobain. No entanto, verdadeiros imitadores, com sotaques fortíssimos, se reuniram na semana passada em Moscou para celebrar o tradicional Festival de Aniversário Kurt Cobain.

A velha guarda do grunge e jovens aspirantes a rebeldes vestindo camisas xadrez se encontraram no Clube B2, na região central da capital, para dar sequência ao festival que vem sendo realizado quase todos os anos desde a sua criação, em 1997.

O vocalista e guitarrista Kurt Cobain ficou famoso por fundar o Nirvana, um grupo de rock formado em Washington que ajudou a popularizar o estilo musical mais conhecido como “grunge”. Embora Cobain tenha se suicidado em 1994, uma legião dedicada de fãs ajudou a espalhar a sua música ao redor do mundo, incluindo a Rússia.

“Reunimos os melhores grupos na Rússia que tocam grunge, e gradualmente nosso público aumentou”, diz o organizador do festival, Aleksandr Kuzmitchev. Segundo ele, clubes e bandas individuais já haviam realizado eventos dedicados ao Nirvana e Kurt Cobain, e os organizadores do festival decidiram centralizar esses eventos em uma plataforma única.

O festival ocorre atualmente em duas cidades, Moscou e São Petersburgo, e conta com um grupo de bandas regulares que têm se apresentado no festival há anos. Quatro bandas tocaram no festival deste ano, misturando covers de músicas do Nirvana com algumas canções originais, também claramente inspiradas pelo estilo grunge norte-americano.

A música do Nirvana “tem um certo conteúdo emocional e social”, explica um músico da banda “The Glue”, ao comentar que os músicos russos costumam adaptar o estilo musical para falar sobre temas relacionados à Rússia em suas próprias letras. No entanto, é impossível negar que o  grunge russo é uma cópia escancarada do modelo americano, já que os membros das bandas vestem as mesmas roupas baseadas no estilo punk do início dos anos 1990.

A grande surpresa do último evento foi que, além dos músicos, o público presente era bastante jovem, com muitos estudantes universitários – mostrando que Cobain tem muitos seguidores em Moscou, e sua popularidade continua em ascensão no país.

 

Publicado originalmente pelo The Moscow Times

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies