Delicatessen russa à prova de erro

Jennifer Eremeeva
O fim de semana é sempre uma excelente oportunidade de receber os amigos e família em casa, e nada melhor do que preparar uma sobremesa trabalhada para fechar a visita com chave de ouro. Como a escolha e o preparo nem sempre são fáceis, nossa correspondente selecionou uma receita russa de origem francesa que requer mais criatividade do que prática culinária.

 

O Charlotte Russe faz parte da família de origem francesa (ou pelos menos desenvolvidos por chefs franceses) que foram incorporados à mesa russa e, assim, ganharam uma nova cara – ou melhor, um novo sabor. Trata-se, portanto, de um dos itens da família do stroganoff e da salada Olivier, para citar os exemplos mais óbvios.

O nome Charlotte, contudo, foi dado em homenagem à esposa do rei britânico George III e nada mais é do que uma versão popular do bolo europeu do século 18 feito com purê de frutas e pão amanteigado. Na Rússia, a chef francesa de Aleksandr I, Marie-Antoine Carême, acrescentou uma cobertura especial inspirada, sem dúvidas, nos longos invernos do país. Carême montou o charlotte com biscoitos champanhe e uma porção extra de pão de ló, entre camadas de creme bávaro ou mousse.

As donas de casa mais prendadas vivem se gabando de quão melhor é fazer o próprio pão de ló. Mas, infelizmente, nem todo mundo tem essa habilidade ou tempo. Por isso, para quem preferir, basta comprar o pão de ló já pronto e usar os biscoitos champanhe, que foram justamente inventados para esse fim.

Essa é também aquela rara oportunidade de botar o espírito de cozinheiro criativo em prática. Quase não há regras rígidas sobre o sabor ou cor do resultado final, então, sinta-se livre para experimentar. É possível mergulhar os biscoitos e o pão de ló em licor ou xarope, bem como cobrir o charlotte com frutas e pequenos doces.

O Charlotte Russe é muito fácil de fazer – não deixe que as aparências enganem. O mais importante, no entanto, é que ele precisa ser bem refrigerado antes de servir. Para dar mais segurança em relação ao sabor, é recomendável deixá-lo na geladeira desde a noite anterior.

Ingredientes

25 biscoitos champanhe e 2 pedaços médios de pão de ló

2 colheres de sopa de gelatina sem sabor

2 xícaras de leite integral

6 ovos

½ colher de sobremesa de sal

2 xícaras de creme de leite

2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

2 colheres de sobremesa de baunilha, divididas em porções iguais

1 pote de geleia de framboesa ou frutas vermelhas

3 colheres de sopa de rum

4 xícaras de morangos cortados em fatias

Modo de preparo

  1. Misture a geleia e o rum em uma panela pequena, e leve à fervura. Reduza o fogo e cozinhe até a mistura engrossar. Reserve.
  2. Corte um pedaço de papel manteiga para forrar a assadeira.
  3. Monte uma camada exterior de biscoitos champanhe ao redor de toda a superfície interna da assadeira. Forre o fundo da forma com biscoitos, e corte-os se necessário.
  4. Quando a geleia tiver esfriado, use um pincel para cobrir a camada inferior de biscoitos, usando aproximadamente 1/3 da mistura.
  5. Faça um creme com a outra porção de gelatina e metade do açúcar em uma panela pequena. Vá lentamente despejando o leite sobre a mistura. Mexa até ficar uniforme e reserve.
  6. Bata as gemas em uma batedeira até ficar amarelo claro e engrossar. Adicione o restante do açúcar e continue a bater até que forme uma mistura homogênea. Adicione a mistura de gema de ovo ao leite, e deixe em fogo brando. Tome cuidado para que a mistura não ferva. Mexa constantemente por 3 a 5 minutos, até que engrosse e desgrude sozinha do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente a baunilha. Leve à geladeira por alguns minutos na geladeira até que a mistura comece a engrossar e coloque em uma tigela.
  7. Enquanto isso, bata as claras de novo com o sal.
  8. Despeje cuidadosamente as claras em neve sobre a mistura de creme.
  9. Bata o creme, o açúcar de confeiteiro e o resto baunilha até que a mistura fique firme.

10.  Misture este creme ao combinado de claras em neve.

11.  Coloque metade dessa mistura sobre os biscoitos, e em seguida cubra-a com mais biscoitos e geleia. Adicione o restante da mistura e cubra biscoitos e geleia. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas

12.  Antes de servir, cubra o bolo com morangos ou frutas da estação.

Priatnogo Appetita!

 

Jennifer Eremeeva é uma autora e jornalista americana que vive em Moscou. Para saber mais sobre ela, visite www.jennifereremeeva.com

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies