Kurnik revisitado para o verão

Jennifer Eremeeva
O que vem primeiro: o frango, o ovo ou os cogumelos? A Gazeta Russa apresenta uma releitura do clássico russo.

   

O inverno russo chegou para ficar, assim como a onda de calor que varre o Brasil. Mas, independente de onde você estiver, as férias são um bom momento para testar novas receitas e impressionar os amigos de viagem. O Kurnik (“galinheiro” em russo), ou a tradicional torta de frango, é certamente uma boa pedida: o arroz e ovos cozidos se unem ao delicioso frango e legumes em um só prato.

O frango, os ovos e os cogumelos são distribuídos em uma massa no forno até que os recheios fiquem bem quentes e exalem um aroma de abrir o apetite assim que o prato é levado à mesa. Sua forma redonda ou oval, bem como a adição de ovos, torna o kurnik um poderoso símbolo da eternidade, plenitude e fertilidade, e por isso muitas vezes esse prato ocupa o lugar central em importantes festivais e casamentos na Rússia.

Assim como outros clássicos russos, o verdadeiro desafio é incrementar os sabor bastante simples e suave da receita tradicional. Comecei substituindo o peito de frango pelas coxas, que têm sabor mais forte, e acrescentei uma boa quantidade de vinho branco e ervas. Em vez de sour cream, fiz um molho branco com o caldo da carne de frango e pimenta caiena. Os cogumelos secos reidratados no vinho Madeira acrescentam sabor à camada de cogumelo, e para completar basta adicionar um pouco de estragão fresco.

O Kurnik é um prato divertido de montar com as crianças, que adoram construir as camadas e cortar a massa para decorar a parte superior da torta!

INGREDIENTES

Massa folhada:

350 gramas de cream cheese

1 xícara e meia de manteiga

3 xícaras de farinha

2 colheres de chá de fermento em pó

1 colher de sopa de sal

¼ colher de chá de pimenta caiena

Recheio (s):

½ xícara de creme de leite

2 colheres de sopa de farinha

4 colheres de sopa de manteiga, divididas em duas porções

2 colheres de sopa de azeite

1 kg de coxa de frango desossada e sem pele

1 cebola grande picada

5 dentes de alho amassados

500 g de cogumelos frescos

1 xícara de cogumelos secos

2 xícaras de arroz

1 xícara de Madeira ou vinho branco seco

2 xícaras de vinho branco seco

2 xícaras de cenouras em cubos

6 ovos cozidos e cortados ao meio

1 ovo cru e água gelada

1 maço pequeno de salsinha

3 ramos de aipo

2 colheres de sopa de estragão fresco picado

MODO DE PREPARO

Massa:

  1. Bata a manteiga e o cream cheese com a ajuda de uma batedeira. Adicione os ingredientes secos. Forme dois discos e leve à geladeira por, pelo menos, 30 minutos.

Recheios:

1. Lave os cogumelos secos e, em seguida, mergulhe-os no Madeira, cobrindo com 1 xícara de água quente. Reserve por, pelo menos, 20 minutos. Coe com uma papel toalha e guarde o líquido que escorrer.

2. Refogue os cogumelos frescos com 1 colher de sopa de manteiga e um pouco de vinho Madeira, até que libere seu líquido e reabsorva-o. Adicione uma pitada de sal e 2 colheres de sopa de creme de leite. Jogue então os cogumelos secos reidratados.

3. Refogue cebola picada, alho, cenouras e aipo em azeite até ficarem macios. Reserve.

4. Leve o vinho branco, 2 xícaras de água, um maço de aipo e a salsinha à fervura, e escalde as coxas de frango por 9 a 11 minutos. Reserve o líquido. Coloque o frango em uma processador para desfiá-lo. Misture o frango com a combinação de cebola e cenoura, e acrescente estragão.

5. Faça um molho branco com os líquidos do frango e dos cogumelos, acrescentando creme de leite e uma pitada de pimenta caiena para dar o toque final. Misture então ao frango.

6. Pré-aqueça o forno a 400° F.

7. Unte uma forma de aro removível e forre com a massa. Distribua as camadas de ingredientes, começando com o arroz, depois o frango e, por último, cogumelos. Repita a mesma ordem até chegar ao topo da assadeira. Insira os ovos cozidos, com gema à mostra. Cubra a torta com o restante da massa. Decore a parte superior com o resto da massa. Faça um corte para deixar o vapor escapar. Pincele com ovo e água fria. Asse em forno a 400° F por 25 minutos, e depois reduza para 350° F. Continue assando até que a crosta superior doure. Deixe descansar por 20 minutos e sirva.

Priiatnogo Appetita!

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies