Em busca do ouro vermelho

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

Uma das dicas para quem estiver pensando em visitar a Rússia é comprar caviar vermelho em qualquer cidade do país. Descubra algumas curiosidades e o verdadeiro valor desse tradicional produto russo.

O caviar russo não só é conhecido por sua excelente qualidade, mas pelo bom preço. Uma latinha com 150 gramas, por exemplo, sai em torno de 10 a 15 dólares.

Porém, antes de comprá-lo, é preciso lembrar de apenas uma coisa: compre caviar da temporada atual. Além disso, todos os produtos marcados com origem da Península de Kamtchatka ou da ilha de Sakhalin têm qualidade garantida.

Servido em torradas de pão preto com manteiga fresca, regado com um pouco de suco de limão e decorado com um raminho de dill (endro), o caviar vermelho é um tradicional acompanhamento para a vodca gelada. Mas, para quem não é fã da bebida, vinho branco seco ou champanhe Brut são boas alternativas.

Costume antigo

O caviar vermelho foi introduzido nas mesas russas no século 18 e logo conquistou o paladar da população. Depois que as regiões do Extremo Oriente foram definitivamente anexadas ao Império Russo, os seus súditos assimilaram o novo aperitivo, que começou a ser fornecido em toneladas para a porção europeia do país.

No entanto, ele era consumido em uma escala muito menor do que o famoso caviar preto russo, sem o qual não acontecia nenhuma recepção, desde reuniões de família até grandes banquetes.  Atualmente, o caviar vermelho é um convidado tão frequente na mesa russa como era antigamente o caviar preto.

Diferentes tipos

O Coho, também conhecido como salmão prateado ou peixe branco, foi assim chamado por causa da coloração prateada de suas escamas. Comum tanto na Rússia quanto no Alasca, esse tipo de peixe morre após a desova e, por isso, não é criado em cativeiro. Não é à toa que, por ser considerado o melhor caviar, é também o tipo mais caro.

Já o salmão Keta (Oncorhynchus keta), maior fornecedor de caviar vermelho, é completamente diferente, embora igualmente delicioso. Quando esse peixe chega do Oceano Pacifico para desovar nos rios da Península de Kamtchatka e da ilha de Sakhalin, o volume do cardume é tão grande que fica fácil pescar até com um simples balde.

Produção e saúde

A produção de caviar é bastante simples. Inicialmente são retiradas as películas sobre ele, seja com peneiras especiais (produção industrial) ou com um simples garfo (produção caseira), e em seguida o caviar é coberto com sal não refinado ou salmoura.

O caviar também é um grande aliado da saúde na prevenção de doenças cardíacas. De acordo com especialistas um sanduíche com caviar vermelho pode substituir as cápsulas ou outros alimentos com ácidos graxos poli-insaturados (ômega 3, 6 e 9).

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies