Bioarte é tema de paralela da 5° Bienal de Moscou

Os artistas expostos na “eCONSCIÊNCIA” abordam questões relativas à responsabilidade social e ambiental Foto: Science Art Fest

Os artistas expostos na “eCONSCIÊNCIA” abordam questões relativas à responsabilidade social e ambiental Foto: Science Art Fest

Mostra paralela à 5° Bienal de Arte Contemporânea de Moscou reúne arte e processos científicos.

De 18 a 22 de setembro, a exposição “eCONSCIÊNCIA” vai mostrar os últimos projetos de pesquisa em arte científica que exploram a interseção entre a ciência e o meio ambiente. A exibição será realizada paralelamente aos eventos da 5ª Bienal de Arte Contemporânea de Moscou.

Os artistas expostos na “eCONSCIÊNCIA” abordam questões relativas à responsabilidade social e ambiental, expondo toda uma variedade de temas relacionados ao meio ambiente desde a interação entre os seres vivos e suas comunidades, até a interação deles com o meio ambiente.

“Talvez as artes biológicas sejam a única direção a definir a tendência básica do desenvolvimento da arte moderna no próximo século”, diz o curador da exposição, Semion Ierókhin.

Criada pela artista em 2007 pela portuguesa Marta de Menezes, “Decon” é uma reprodução da obra de Piet Mondrian e uma imagem viva que se autodestruiu durante a exposição. A imagem foi feita com materiais e técnicas da biotecnologia: uma substância bacteriana vegetal foi acrescentada a certos pigmentos e cores do meio ambiente na cor desejada. Depois, a tinta foi destruída pela mesma bactéria, a Pseudomonas putida.

Já “Barata controla um robô móvel”, do norte-americano Garnet Hertz, é composta por uma série de experimentações artísticas que apresentam uma grande barata de Madagascar dirigindo um veículo motorizado por meio de um dispositivo feito a partir de uma bola de pingue-pongue. Colocada em cima da bola, a barata a gira com as patas e move o veículo.

 “Ainda que num sentido clássico entendamos a ecologia como a relação e a interação entre as diferentes espécies e seus habitats, para muitos dos trabalhos expostos o termo bioarte ambiental seria mais apropriado, quando para a criação de obras artísticas e científicas os artistas usam a biotecnologia, baseando-se em descobertas inovadoras da genética, genômica, proteômica e outras áreas avançadas da biologia”, explica Ierókhin.

A exposição será aberta no dia 18 de setembro, quando será realizada a “Os aspectos estéticos e éticos das tecnologias de biologia sintética na arte contemporânea”. Entre os artistas estrangeiros esperados estão James Auger e Jimmy Loizeau do Reino Unido, além de Juan Castro, do Japão.

A obra de Auger e Loizeau “Robôs carnívoros de entretenimento doméstico” contém dispositivos que combinam as funções de desinfestação com a função de fonte alternativa de eletricidade.

À primeira vista trata-se de uma luminária comum. Essa, porém, abriga uma isca ultravioleta e uma célula de combustível microbiana, na qual uma colônia de bactérias decompõe os restos de insetos que voam para a luz e os usa para gerar eletricidade, de forma que a lâmpada continue trabalhando.

Ainda no dia 18, o artista e biólogo japonês Juan Castro, realizará uma master class intitulada “Sobre colesterol, neurônios e o surgimento de células artificiais”. Nascido em Bogotá, na Colômbia, Castro atualmente vive e trabalha em Tóquio, onde, em 2008, fundou a associação "Geometrias biodinâmicas" especializada em estudos científicos e artísticos experimentais sobre a vida orgânica.

A instalação que traz desta vez a Moscou chama-se “Gordura entre dois mundos”. “Como materiais, as gorduras nos oferecem uma nova compreensão sobre a matéria orgânica”, explica Castro.

“Podemos usar os seus princípios e criar novas formas de arquitetura e design com base na automontagem e interações moleculares”.

Castro acredita que um evento tão internacional seja importante por várias razões. “Essa exposição pretende cobrir um campo interdisciplinar relativamente novo que ainda não foi coerentemente descrito e analisado”.

Para as crianças, haverá um programa especial organizado pelo mestrando em design, Nikolai Selivanov e voltado ao desenvolvimento do pensamento criativo sobre problemas ecológicos.

A exposição contará com o “Nasekosm”, um quebra-cabeça criado por crianças entre 6 e 8 anos, “O peixe que viveu entre as pessoas”, trabalho coletivo de crianças de 8 a 11 anos, e “Pele”, projeto de autoria de crianças entre 10 e 12 anos.

Não haverá, porém, russos em exposição. Segundo Ierókhin, isso acontece porque o país está muito atrás da tendência mundial na formação de uma plataforma transdisciplinar de arte científica.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies