Memórias da infância soviética

Antes de se tornarem comunistas, crianças da URSS passavam por várias etapas Foto: Tatiana Korablinova

Antes de se tornarem comunistas, crianças da URSS passavam por várias etapas Foto: Tatiana Korablinova

Lembranças de uma época em que todas as crianças eram treinadas para se tornarem bons comunistas.

Dizem que a infância é um dos melhores momentos da nossa vida, um período sem preocupações e problemas. Isto é, quando você não tem que alimentar sua família, e pode simplesmente jogar com seus amigos, comer, dormir e curtir a passagem do tempo. Quanto daria para voltar a esse tempo despreocupado da nossa vida!

Algum tempo atrás eu compartilhei com meus leitores as minhas memórias de infância durante a época soviética. Sem querer, o meu artigo acabou sendo tomado de forma negativa, dando a impressão enganosa de que a nossa infância era difícil e infeliz. Foi difícil, mas definitivamente não foi infeliz. Além disso, acredito que a nossa infância foi mais gratificante do que a das crianças de hoje.

Provavelmente isso está mais relacionado àquela época do que ao regime político. Não tínhamos preocupações nem medo. Passávamos o dia inteiro brincando na rua, andando de bicicleta, skate ou simplesmente andando por aí. Não havia telefones celulares nem seguranças, e tínhamos permissão de  ir aonde quiséssemos, sem dizer aos pais.

Agora de volta aos soviéticos. O Partido Comunista treinava seus seguidores desde muito cedo. A partir da 1ª série, as crianças recebiam o título de “oktiabrionok”, isto é, “criança do Outubro Vermelho”. Ganhávamos um broche em formato de estrela, com uma imagem de Lênin bebê. Não nos ligávamos muito nisso. Quando chegava a hora de ser aceito para "Pioneiros" - o próximo passo para se tornar um comunista - era muito importante. Até o final da 3ª série, éramos avaliados quanto à nossa qualificação para nos tornarmos pioneiros. As crianças mais velhas e professores verificavam as notas, comportamento, conquistas e assim por diante. O evento de recepção dos novos pioneiros era grandioso e emocionante. Os pioneiros amarravam um tipo de bandana vermelha no pescoço e, a partir de então, se tornavam jovens membros responsáveis ​​do Partido Comunista.

Fomos ensinados a cuidar e proteger a natureza. Parece bobo, mas nós literalmente tínhamos que cuidar da natureza. Uma das nossas atividades favoritas era brincar de "enfermeiros" e curar as árvores. Carregávamos a malinha da Cruz Vermelha com suprimentos médicos: ataduras, tesoura, algodão, antisséptico e íamos totalmente preparados para o projeto de "curar as árvores".  Ao encontrar galhos quebrados, caules cortados e arbustos tortos, aplicávamos um pouco de antisséptico e colocávamos curativos. Era uma sensação e desenvolvíamos a noção de cuidado.

Costumávamos nos arriscar bastante e fazer um monte de coisas perigosas. Imagine:  crianças de 10 anos de idade resolviam saltar sobre os telhados das garagens de metal com superfícies escorregadias e bordas afiadas. Para saciar a sede, pegávamos um pedaço de gelo na mesma garagem de metal e chupávamos como um sorvete. Sujeira e bactérias - quem se importava! Sempre que ficávamos doentes, nossas mães tinham soluções "exclusivas". Quando tive dor de garganta, minha mãe iria aplicava querosene e funcionava! Para as crianças que tinham deficiência de vitamina D, a cura vinha cavando um buraco na areia quente, colocando a criança lá dentro e cobrindo com areia. Quem estava com uma lasca de madeira no dedo, a melhor saída era colocá-lo em água fervente por três vezes. Essas coisas ainda me fazem sorrir e trazem de volta memórias felizes.

A melhor herança dos tempos soviéticos era a oferta de educação gratuita. A abordagem do socialismo quando se tratava de igualdade significava oportunidades gigantescas para os cidadãos soviéticos. Tínhamos um sistema de ensino muito bom, uma rede bem desenvolvida de instalações extracurriculares e um enorme apoio do governo para desenvolver habilidades esportivas. Na minha memória ficaram as idas anuais a um acampamento de pioneiros; primeiro como alunos e depois como líderes. Era sempre uma grande experiência. Em primeiro lugar, ficava localizado fora da cidade em uma floresta profunda da Sibéria, com ar fresco, belas paisagens e sem o barulho da cidade.

Toda a ideologia da época soviética dava muita atenção à disciplina. Acredito que era necessário para manter a sociedade ajustada sob o regime comunista. Todos os dias no campo tínhamos uma agenda parecida a do exército: acordar às 7 da manhã, fazer exercício coletivo, tomar café da manhã juntos, seguido de atividades de artesanato, música ou dança, e assim o dia ia se estendendo. Minha hora predileta era à noite ao lado da fogueira com um violão cantando músicas ou jogando.

Minha infância soviético ficou cheio de belas recordações daqueles tempos, repleta de regras e disciplina. Fomos ensinados a superar as dificuldades e aceitar as pessoas não por causa de sua renda ou status, mas pelo seu coração acolhedor e personalidade.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies