35° Festival Internacional de Cinema atrai celebridades a Moscou

Brad Pitt abriu o evento com seu novo filme "Guerra Mundial Z'. Foto:  Elena Potchétova

Brad Pitt abriu o evento com seu novo filme "Guerra Mundial Z'. Foto: Elena Potchétova

Capital russa está sediando evento que tem como convidado de honra o ator de Hollywood Brad Pitt, apresentando seu novo filme "Guerra Mundial Z" na estreia.

Um dos mais antigos circuitos internacionais de cinema, o Festival de Cinema de Moscou está completando 35 anos de existência em 2013.

Pelos dados oficiais, o evento foi lançado oficialmente em 1959, quando se tornou um evento anual. Mas a primeira edição do festival aconteceu mesmo em 1935, ano em que Serguêi Ejzenchtejn presidiu o painel de jurados.

Ao longo dos anos, o Festival Internacional de Cinema de Moscou concedeu prêmios a mestres do cinema mundial, incluindo Akira Kurosawa, Federico Fellini e Ettore Scola.

A 35o edição do evento foi aberta na quinta-feira passada (20) com a exibição de “Guerra Mundial Z”, dirigido por Mark Forster e estrelado por Brad Pitt. No total, serão exibidos 15 filmes concorrentes em diversas salas de Moscou, dois a mais do que nas edições anteriores.

Além da competição principal, o festival irá realizar um concurso para melhor documentário, disputado entre sete concorrentes, incluindo um curta-metragem.

O evento exibe, como todos os anos, uma série de filmes que não estão concorrendo aos prêmios. Entre os destaques estão os programas “Quase todos os Bertolucci”, inteiramente dedicado ao grande diretor italiano, “Costa-Gavras. Oposição”, e uma retrospectiva chamada “Conheça Ursula Maier”, em homenagem à diretora franco-suíça que é também membro do painel de jurados.

Outros programas que não estão competição incluem uma seção especial sobre cinema holandês, uma sessão especial em português, incluindo um filme brasileiro, e o programa “Liberdade de pensamento”, onde estão sendo apresentados os melhores documentários estrangeiros.

O evento vai até o dia 29 de junho, quando será exibido “Rasputin”, de Irakli Kvirikadze.

Concorrentes

“Spaghetti story” –Ciro de Caro

“Koma” –Archil Kavtaradze

“Sayonara keikoku” –Tatsushi Ômori

“Drogówka” - Wojciech Smarzowski

“L'Autre vie de Richard Kemp” –Germinal Alvarez

“Judas” –Andrey Bogatyryov

Le-ba-non Kam-jeong” –Jung Young-heon

“Mamaroš” –Momčilo Mrdaković

“Matterhorn” - Diederik Ebbinge

“Delight” –Gareth Jones

“Los chicos del puerto” –Alberto Morais

“Rosie” - Marcel Gisler

“Rol'” –Konstantin Lopushansky

“Skolzhenie” –Anton Rozenberg

“Zerre” –Erdem Tepegöz

“A Memória que me Contam” –Lúcia Murat

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies