Agência russa conquista quatro leões de ouro em Cannes

Número recorde de prêmios no Festival de Publicidade de Cannes foi concedido ao projeto social “Faça um político trabalhar”.

O projeto social “Faça um político trabalhar” levou, pela primeira vez na história da publicidade russa, quatro Leões de Ouro. O trabalho em conjunto dos funcionários da agência de publicidade Voskhod e dos jornalistas da agência de notícias Ura.ru (também colaboradores do portal Znak.com) recebeu dois prêmios em cada umas das duas categorias PR e Promo & Activation.

“Durante todo o tempo de existência do mercado publicitário na Rússia, as agências juntas não conseguiram receber tantos prêmios no Festival de Cannes de uma só vez. É um recorde absoluto”, comemora o diretor comercial da agência de publicidade Voskhod, Pável Skosirskij.

A editora-chefe do Znak.com, Aksana Panova, conta que o portal frequentemente escrevia sobre as vias em Iekaterinburgo, mas pouca atenção era dada ao assunto. “Então decidimos abordar o problema de uma forma diferente e funcionou”, diz Panova.

Nas partes movimentadas das estradas foram pintados retratos de políticos, como o recém-nomeado governador da região de Sverdlovsk e do prefeito de Iekaterinburgo. Os buracos e depressões tornaram-se parte dos desenhos, e os artistas completaram cada ilustração com citações reais tiradas de discursos dos personagens representados. “A reconstrução das estradas é a nossa tarefa principal” era uma delas.

Mas os autores do projeto não pararam por aí. Enquanto a imprensa local divulgava relatos sobre a criação dos artistas desconhecidos, câmeras ocultas filmavam como os funcionários do Estado tentavam esconder os retratos com tinta e jogar asfalto para tapar os buracos.

Na noite seguinte, novas mensagens foram escritas sobre a tinta fresca da prefeitura: “Pintar não é consertar”. As autoridades locais foram, então, obrigadas a consertar as ruas pintadas.

As agências russas têm expectativa de faturar novos prêmios na presente edição do Festival de Publicidade de Cannes, que vai até sábado (22).

 

Publicado originalmente pela Gazeta.ru

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies