Noite dos Museus movimentará Moscou no final de semana

Durante Uma Noite no Museu museus e galerias funcionam durante a noite Foto: RIA Nóvosti

Durante Uma Noite no Museu museus e galerias funcionam durante a noite Foto: RIA Nóvosti

Quem pretende fazer um tour pela Noite dos Museus de Moscou deste ano, terá de ter paciência e se programar com antecedência. O Museu de Pushkin e a Galeria Tretyakov, bem como as suas filiais, por exemplo, são invadidos pelos moscovitas.

No próximo final de semana, as principais cidades russas vão respirar arte durante o evento cultural Uma Noite no Museu, em que museus e galerias funcionam durante a noite. 

Em Moscou, onde o evento ocorre pela sétima vez, e São Petersburgo, por exemplo, além dos museus abertos durante a noite, concertos noturnos e apresentações de artistas de rua, músicos e dançarinos serão realizados em diferentes partes da cidade.

No sábado (18), Dia Internacional dos Museus, a diversão começa ainda durante o dia e  dura até a manhã de domingo (19).

Ano a ano, o evento se torna mais popular, o que faz com que as filas quilométricas para entrar nas instituições culturais, infelizmente, se tornem uma dura verdade.

Quem pretende fazer um tourpela Noite dos Museus em Moscou deste ano, terá de ter paciência e se programar com antecedência. O Museu de Pushkin e a Galeria Tretiakov, bem como as suas filiais, por exemplo, são invadidos pelos moscovitas.

Principais atrações

O Centro de Arte Contemporânea (Vinzavod) e a Artplay são os espaços de arte contemporânea mais importantes de Moscou –se você conseguir entrar, provavelmente não irá se arrepender.

No Vinzavod, está em cartaz a exposição "KultOlimp", uma mistura de esporte e arte.

Na Artplay, além da arte contemporânea, também será oferecida comida, dentro da ação “Restaurant day”, em que qualquer um que desejar poderá fazer um teste no papel de dono de restaurante –a comida será fornecida gratuitamente.

No local, também está sendo realizado o Festival Audiovisual Plums, o festival Dandy Day&Night  e várias exposições, incluindo uma de conjuntos artísticos de iluminação no clube Rodnia.

O inegável sucesso da Noite dos Museus é o projeto "Tretiakovka pop-up",  em Krimski Val, onde está reunida a  parte contemporânea do principal acervo da arte russa. Durante o evento, será aberto para visitação o pátio interno da Casa Central dos Artistas, onde os visitantes poderão ouvir as apresentações de pianistas de vanguarda. Para a diversão das crianças,  serão realizadas oficinas. Quem desejar, poderá visitar as salas da exposição permanente "A Arte do Século 20".

Na grama

É fácil supor que uma das principais atrações do evento será o Parque Górki, modernizado no ano passado, situado em frente à Galeria Tretiakov, e que tem o seu próprio museu, o Centro de Cultura Contemporânea Garagem, onde também vale dar uma olhadinha.

Lá está sendo realizada a exposição "Museu de Tudo". Para vê-la, será necessário pagar 200 rublos, mas o local geralmente não frustra as expectativas.

Incomum

A lista de lugares que devem obrigatoriamente ser visitados na Noite dos Museus pode ser preenchida infinitamente, mas é impossível visitar todos eles.

No site do evento, é possível escolher o museu de acordo com a temática –históricos, de ciência natural,  parques ou de arte contemporânea.

Para quem não mora no centro, uma boa escolha pode ser uma caminhada até o museu mais próximo.

Se para visitar os museus centrais você terá que enfrentar filas e vencer a multidão, nos arredores de Moscou, em locais como Kolomenskoie, Tsaritsino ou Kuskovo, você pode passear, sem pressa, ao ar livre e ouvir música ao vivo.

E no complexo comercial Design Factory Flakon, em Dmitrovskaia, ocorrerá a “Design-Subbotnik", exposição dedicada ao estilo de vida ecológico. Aqui, os artistas da inusitada Orquestra de Legumes de Viena vão tocar instrumentos feitos de legumes frescos.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies