Ministério da Cultura divulga expectativas para a indústria de cinema nacional em 2013

Foto: PhotoXPress

Foto: PhotoXPress

Em 2013, o Fundo do Estado para o Cinema irá distribuir 3 bilhões de rublos entre os produtores nacionais.

O Ministério da Cultura e o Fundo do Estado para o Cinema assinaram um acordo sobre os termos para a alocação de orçamento para produção e o aluguel de filmes em 2013.

A alocação do dinheiro para o Fundo será considerada eficiente se os filmes das maiores empresas nacionais de cinema conseguirem atrair no mínimo 13,2% do número total de espectadores dos cinemas este ano, diz o documento. Em 2013, o Fundo irá distribuir 3 bilhões de rublos entre os produtores.

Cada ano o Fundo seleciona as chamadas empresas-líderes (10 neste ano), entre as quais distribui a parte principal do suporte orçamentário. A lista de empresas que receberão o dinheiro este ano ainda não foi definida: o Fundo ainda está recolhendo as solicitações das empresas. O Conselho Administrativo deverá determinar os líderes até o final de maio.

Os critérios de medição da eficácia para o Fundo do Cinema foram definidos pelo governo pela primeira vez em 2012: os filmes feitos pelos líderes de mercado devem arrecadar um valor não inferior a 12% da bilheteria nacional.

De acordo com os dados do Fundo, os líderes conseguiram arrecadar somente 7% –2,63 bilhões de rublos. Apesar disso, os curadores decidiram que a participação dos líderes neste ano deverá crescer de 12% até 13,2% do valor da bilheteria, afirmaram vários participantes na reunião do Conselho em janeiro para o “Védomosti”.

Os produtores calcularam que, tendo em vista o crescimento de toda a bilheteria nacional, na verdade, isso significa que os líderes precisam dobrar as suas arrecadações.

 

Publicado originalmente pelo Védomosti

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies