Turismo petrolífero na Sibéria ganha popularidade

Visitantes têm acesso a perfuratrizes e bombas cabeça de cavalo, entre outras atrações Foto: ALROSA

Visitantes têm acesso a perfuratrizes e bombas cabeça de cavalo, entre outras atrações Foto: ALROSA

Conhecida pelas jazidas de petróleo, região autônoma de Khanti-Mansi atrai cada vez mais turistas interessados em visitar os poços de exploração.

Em 1965, a descoberta de petróleo no lago Samotlor, localizado na região autônoma de Khanti-Mansi (também conhecida como Ugra), deu início a uma nova para essa área na Sibéria ocidental. Hoje em dia, cerca de 57% do ouro negro do país são produzidos na região, além de ser responsável por 7% da produção mundial de petróleo.

Se não bastasse, os pacotes turísticos para visitar a grandes petrolíferas russas instaladas na região, tais como a Surgutneftegas, Rosneft e Lukoil, são cada vez mais frequentes. De acordo com as operadoras de turismo locais, nos últimos 10 anos, o interesse pelo turismo petrolífero aumentou mais de vinte vezes.

Nas instalações, os turistas podem conferir de perto como funcionam as torres de perfuração e até fazer um curso de curta duração a fim de entender melhor as operações petrolíferas e a história da exploração na Sibéria. Ao término do curso, recebem permissão para ligar uma bomba ou outro equipamento de perfuração, curtem um almoço típico com os petroleiros e podem comprar lembranças temáticas, como uma garrafa de petróleo.

Esse é o caso da Escola do Trabalhador Petroleiro, da TNK-BP, localizada na cidade de Nijnevartovsk. Lá os visitantes têm acesso a perfuratrizes, com um peso de cerca de mil toneladas, até bombas cabeça de cavalo e oleodutos. Todo o equipamento está exposto no campo de provas da escola e se encontra em condições de funcionamento.

“A perfuração de um poço pode levar de duas semanas a um ano, tudo depende de sua profundidade, entre outros fatores”, explica um funcionário da escola. “Aqui, em Ugra, o petróleo se encontra a uma profundidade de cerca de 2,5 km. Para não abrir vários poços e não mudar o equipamento de um lugar para outro, na maioria dos casos, utiliza-se o sistema de perfuração DTH (Down The Hole).

O instituto em si não é um ponto turístico, mas um centro de formação de petroleiros. No campo de provas, são ministradas aulas práticas e os visitantes não estão liberados a entrar sem autorização. No entanto, por meio do programa de desenvolvimento do turismo aprovado pelo governo da região, muitas instalações anteriormente fechadas abriram sua portas para a visita de turistas.

“No exterior, o turismo petrolífero existe há muito tempo. Em Ugra, fomos os primeiros a organizar visitas aos locais de exploração de petróleo em 1999.  A excursão dura meio dia e começa com uma visita à Escola do Trabalhador Petroleiro e, em seguida, levamos os turistas ao lago petrolífero Samotlor para ver como o petróleo é separado da água”, diz Vassíli Sochilin, vice-diretor de uma grande empresa de turismo de Nijnevartovsk.

A visita ao laboratório deve ser marcada com um mês de antecedência e é realizada sob a direção de um profissional da indústria que explica todos os processos envolvidos. O preço médio do passeio de um dia é de cerca de mil rublos (cerca de R$ 65) por pessoa.

 

Publicado originalmente pelo Strana.ru

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies