Mostra online leva novo cinema russo ao mundo

Foto do filme "Vi ne ostávite meniá" ("Você não me abandonará") de Alla Súrikova

Foto do filme "Vi ne ostávite meniá" ("Você não me abandonará") de Alla Súrikova

Na última terça-feira, a internet virou palco de uma inusitada novidade. A 6ª edição da Mostra Online de Cinema Russo "Dubl Dv@" (Duplo dois) levará ao mundo todo filmes russos inéditos no circuito comercial.

Na última terça-feira, a internet virou palco de uma inusitada novidade: a Mostra Online de Cinema Russo "Dubl Dv@" (Duplo dois). O evento ocorre entre os dias 26 de março e 12 de abril e tem duas categorias: "O cinema russo desconhecido. Obras de mestres em exibição" e "Cinema de Animação do século 21". Cada filme estará acessível por 48 horas no site d2.rg.ru.

Na programação, há obras de Andrêi Zvyagintsev, Alla Súrikova, Karen Chakhnazarov, Valéri Todoróvski e  outros diretores conceituados do cinema russo.

Neste ano, o  filme "Expiação", de Aleksandr Prochkin, abriu o festival. O roteiro retrata as primeiras festas de final de ano durante o pós-guerra. Em uma cidade destruída no sul do país, as comemorações são marcadas pela perseguição de inimigos sobreviventes, traição e amor.

O foco da mostra, porém, não são apenas os filmes contemporâneos, embora haja muitas novidades na programação. O título “Dubl Dv@” remete à ideia de uma segunda chance para que bons filmes encontrem seu público.

Algumas das obras simplesmente não tiveram a devida distribuição.

"Usando os recursos da internet, queremos tornar esses filmes disponíveis a todos", escreveu em seu blog o curador do festival, Valéri Kitchin, que também é crítico de cinema e colunista da Rossiskaya Gazeta.

Entre os sucessos do passado incluídos na programação está “Exílio”, bem -sucedido título de Andrêi Zvyagintsev

A programação também conta com “Anna Karenina”, criação de Serguêi Soloviov aguardada há tempos e que passou a despertar ainda mais interesse após o sucesso do longa homônimo de Joe Wright.

Outra criação de Soloviov exibida no festival será “Assa-2”. Os dois filmes foram rodados ao mesmo tempo, e contam com o mesmo elenco. 

Como em festivais “in loco”, os espectadores poderão votar em seus filmes favoritos. Este é outro objetivo do evento: levar aos cineastas a opinião dos espectadores sobre suas obras.

Todos os filmes são exibidos em russo. “O Exílio” e “Anna Karenina” terão legendas em inglês.

 

Para assistir, acesse:  d2.rg.ru

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies