Polunin é nomeado diretor do circo mais antigo da Rússia

Viatcheslav Polunin Foto: RIA Nóvosti

Viatcheslav Polunin Foto: RIA Nóvosti

Após escândalo de inúmeras fraudes financeiras, renomado mímico russo assume difícil tarefa de reerguer o primeiro circo de pedra permanente do país. Especialista na área contesta, entretanto, a possível contribuição Viatcheslav Polunin nessa nova empreitada.

O mímico russo Viatcheslav Polunin foi nomeado diretor do primeiro circo de pedra permanente da Rússia nas margens do rio Fontanka, em São Petersburgo.

“Decidimos não realizar o concurso para tal escolha. Polunin é uma estrela de nível mundial, e nós somos gratos por ele ter concordado em assumir a tarefa de reavivar o circo. Ele tem inúmeros planos criativos e esperamos que o Cirque du Soleil se morda de inveja”, informou o ministro da Cultura da Rússia, Vladímir Medinski, durante a recente coletiva de imprensa.

Vivendo principalmente na França, o mímico pretende criar um novo circo.“Assim como nos anos 80 havia novas formas de fazer palhaçada, é preciso hoje desenvolver um novo circo, um novo cabaré, um teatro visual e de rua, que represente toda a cultura moderna da festa”, disse Viatcheslav Polunin à agência de notícias RIA Nóvosti.

Polunin foi um dos fundadores do Teatro “Licedei” (“Comediantes”, em russo),  extremamente popular na União Soviética por sua mímica, a qual Polunin chamava de “palhaçada filosófica”. Entre as honras recebidas por ele, estão o Prêmio Laurence Olivier, os títulos no Festival de Edimburgo, na Ordem da Amizade da Rússia e de “Artista do Povo”. Seu “Show da Neve” (apresentado no Brasil com o nome Slava Snowshow) está em turnê há duas décadas e foi considerado um clássico teatral do século 20.

O diretor anterior se afastou do cargo por causa de um escândalo sobre fraudes financeiras vir à tona. Além disso, o próprio circo estava praticamente em ruínas. “Sendo um dos elementos mais antigos na Rússia, fiquei até deprimido com tal situação indecente”, disse o ministro Medinski, depois de ter vistoriado o circo de São Petersburgo em janeiro

Por esse motivo, a primeira missão de Polunin não será criar programas artísticos novos, mas realizar uma reforma no local, definir a situação com os inquilinos e comprar mobília nova. O ministério sugeriu, inclusive, desmembrar o antigo cargo de diretor de circo em diretor de arte e diretor, para livrar Polunin dessas responsabilidades.

 “Não entendo por que o circo e o próprio Slava vão contar com ele, porque, no fundo, ele não é um homem do circo, mas sim do teatro”, contestou Maksim Nikulin, diretor do Circo de Moscou no Tsvetnoy Boulevard em entrevista à agência RIA Nóvosti, acrescentando que o próprio Punin havia confessado que se sente melhor no palco do que a arena de circo.

Nikulin completou que Polunin está provavelmente achando interessante assumir um novo papel, mas o diretor do Circo de Moscou não está certo de que essa decisão tenha futuro.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies