Pútin assina decreto para intensificar sanções contra Turquia

Após embargo contra frutas e verduras, empresários turcos estão na mira do Kremlin

Após embargo contra frutas e verduras, empresários turcos estão na mira do Kremlin

Kremlin
Anunciadas há um mês, medidas agora recaem sobre empresas privadas turcas.

Nesta segunda-feira (28), a assessoria do Kremlin divulgou a assinatura de emendas pelo presidente russo, Vladímir Pútin, em decreto sobre medidas especiais direcionadas à Turquia.

As novas restrições são referentes a organizações controladas por cidadãos turcos, e não apenas a empresas estatais turcas operando na Rússia.

Além disso, o presidente ordenou a elaboração de uma lista de contratos que não serão tangidos pelas novas medidas.

Deterioramento anunciado

Ainda nesta segunda, o vice-premiê Arkádi Dvorkovitch já havia anunciado que as sanções contra a Turquia seriam ampliadas.

Ele afirmou que o governo não colocou para si a a tarefa de "rejeitar toda e qualquer cooperação com a Turquia", mas simplesmente que considera "necessária uma resposta adequada a ações hostis".

As primeiras sanções à Turquia foram assinadas por Pútin exatamente há um mês, em 28 de novembro, após a derrubada de um caça russo na fronteira turca.

O documento restringe a entrada de determinados produtos turcos na Rússia, sobretudo verduras e frutas, os principais itens da balança de exportações da Turquia.

Além disso, o documento restabelece o regime de vistos para turismo, que deve entrar em vigor novamente em 1 de janeiro de 2016. Os operadores de turismo russos também deverão deixar de oferecer destinos russos, de acordo com o documento.

O documento publicado nesta segunda, intitulado "Introdução de mudanças no decreto sobre medidas de provimento de segurança nacional e defesa dos cidadãos da Rússia de ações ilegais e da adoção de medidas econômicas especiais em relação à Turquia", está disponível na página do Kremlin.

Com material do portal Lenta.ru e da rádio Ekho Moskvi.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies