Turquia não suspenderá isenção de vistos

Isenção de vistos suspensa por parte da Rússia já estava em vigor desde o início de 2011.

Isenção de vistos suspensa por parte da Rússia já estava em vigor desde o início de 2011.

Shutter Stock/Legion Media
País recebeu quase 4,5 milhões de turistas russos em 2014.

Apesar da suspensão pela Rússia do regime de  isenção de vistos de turismo com a Turquia, o país anunciou nesta sexta-feira (4) que não tomará medidas equivalentes.

"A Turquia considera o povo russo amigável e deseja continuar as boas relações. A Turquia não tem intenção de tomar decisões que influam negativamente sobre o povo russo. Assim, no momento atual, não colocamos em nossa agenda a reintrodução do regime de vistos", disse à Interfax o porta-voz da missão diplomática turca em Moscou.

"Não importa o que aconteça, a Turquia continua a se relacionar com os cidadãos russos em conformidade com suas tradições de hospitalidade e respeito", completou.

A suspensão do regime por parte da Rússia foi anunciada para entrar em funcionamento a partir de 1 de janeiro de 2016. Assim, os cidadãos turcos terão que pedir visto antes de entrar no país, que é o segundo mais visitado por eles, atrás apenas da Alemanha.

De acordo com informações do instituto estatal de dados estatísticos Rosstat, a Rússia recebeu 361,4 mil cidadãos turcos em 2014, ou seja, 6% menos que em 2013. Desses, 134,7 mil estavam no país a turismo, ultrapassando em 10% a quantidade de turistas em 2013.

O número de turistas russos na Turquia nos dez primeiros meses de 2015 caiu 19%, em relação ao mesmo período do ano anterior, e foi de 3,54 milhões de pessoas.

Segundo dados do Ministério da Cultura e do Turismo da Turquia, 4,37 milhões de russos visitaram o país em 2014.

A isenção de vistos já estava em vigor desde 16 de abril de 2011.

A medida russa foi anunciada após a derrubada de um caça Su-24 na fronteira entre Síria e Turquia.

Com informações da agência Interfax.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies