Cientistas põem em dúvida existência de vida em Kepler-452b

Ilustração artística compara a Terra (esq.) ao Kepler-452b. Segundo cientista russo, seria preciso passar "60 gerações dentro de uma nave voando com a velocidade da luz para alcançar o novo planeta".

Ilustração artística compara a Terra (esq.) ao Kepler-452b. Segundo cientista russo, seria preciso passar "60 gerações dentro de uma nave voando com a velocidade da luz para alcançar o novo planeta".

Reuters
Em julho, cientistas da Nasa revelaram ter descoberto uma "segunda Terra". De acordo com eles, no planeta Kepler-452b existem todas as condições necessárias para o surgimento da vida. No entanto, astrônomos russos são céticos quanto à ocupação do astro.

A descoberta do 1030º exoplaneta, o Kepler-452b, feita em julho pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa, agitou a comunidade científica no mundo todo. Um terço dos exoplanetas tem condições de vida que se aproximam das da terra. Mas o Kepler-452b se assemelha em tantos aspectos ao nosso planeta, que já o apelidaram de Terra-2.

A órbita na qual gira o Kepler-452b, sua idade (de cerca de 6 bilhões de anos, ou seja, quase um bilhão e meio a mais que a Terra), a duração do ano (385 dias) e até mesmo a possível existência de água, tudo pode sinalizar a existência de vida no exoplaneta.

"Teoricamente, todos sabiam que, de uma forma ou de outra, deveria haver planetas similares à Terra. E eis que surge um planeta que não é gasoso, não é muito grande e é sólido. Agora, é preciso descobrir se existe campo magnético e água na sua superfície ", disse o astrônomo Valentin Essipov à Gazeta Russa.

"Centenas" de planetas parecidos com a Terra

O interesse despertado quanto ao novo planeta é ainda maior devido ao fato de que a estrela em torno da qual o Kepler-452b gira se parece com o Sol.

Outros planetas descobertos pelo telescópio Kepler na zona habitável giram ao redor de "anãs vermelhas", estrelas bem menos quentes.

Nesse sentido, o novo planeta tem semelhanças únicas com a Terra. Mas os astrônomos russos insistem que há muitos astros como esse, sobretudo Vênus e Marte.

Para eles, é preciso primeiro analisar a atmosfera e outros parâmetros, antes de alardear a possível existência de vida no planeta.

"Na realidade, já foram descobertos cerca de cem planetas temperatura semelhante à da Terra, mas, aqui, o que é realmente interessante é o tamanho. Além disso, se o planeta estiver a uma distância e uma intensidade conhecidas, então existe a possibilidade de haver biosfera parecida com a nossa", explica o diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais, Lev Zeliôni.

Segundo o pesquisador Aleksandr Baguirov, do Departamento de Pesquisas da Dinâmica do Sistema Solar do Instituto de Astronomia da Academia Russa de Ciências, muitos corpos celestes poderiam abrigar seres vivos.

"A questão é saber se o planeta tem vida inteligente. Essa pergunta é bem mais difícil de se responder. Afinal, sequer sabemos como evoluiu nossa civilização", completa.

De acordo  com Baguirov, o desenvolvimento de vida em um planeta requer a existência de um satélite. A Lua cria as marés na Terra, graças às quais a vida pôde, em determinado momento, sair do oceano para terra firme e, a partir daí, evoluir.

"Irmãos de intelecto"

O presidente do Conselho Científico da Academia de Ciências da Rússia, Nikolai Kardachev, afirma que é preciso estudar o planeta mais detalhadamente.

"Nos próximos anos um telescópio maior [que o Kepler] será construído, e só então poderemos examinar mais detalhadamente qual a situação da atmosfera e da água do Kepler-452b, apesar da dificuldade imposta pela distância do objeto", diz Kardachev.

O Kepler-452b se encontra dois milhões de vezes mais distante da Terra que o planeta mais longínquo do sistema solar.

Segundo o pesquisador sênior do Instituto de Física da Academia de Ciências, Serguêi Bogatchov, seria preciso voar com a velocidade da luz por 60 gerações para percorrer essa distância, de 1,5 mil anos-luz.

Kardachev acredita que, mesmo que algum sinal já tenha sido enviado do Kepler-452b para a Terra, sua detecção requereria outro tipo de tecnologia para recebimento.

Essa, por sua vez, poderia surgir com o novo programa anunciado pelo empresário russo Iúri Milner e pelo astrofísico Stephen Hawking, que investirão US$ 100 milhões na busca por sinais de vida extraterrestre.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies